Projeto Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis

17/06/2016 10:59

O projeto “Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis” é pioneiro no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina por unir atividade de ensino, através da disciplina de Economia Política Internacional (EPI), e extensão. O projeto tem dois principais objetivos. O primeiro, preencher a lacuna do estudo formal. O segundo, diminuir a fronteira que ainda existe entre as atividades de ensino na universidade e a sociedade. Desse modo, pretende-se desconstruir algumas ideias, como a do exclusivismo universitário como locus do saber, a de distância entre a universidade e a sociedade, e a impossibilidade dos secundaristas de áreas periféricas de Florianópolis em fazer parte da UFSC como aluno. A extensão é uma via de mão dupla, ambos os estudantes, o universitário e o secundário, vão aprender, trocar experiências e capacitar-se no decorrer do projeto. Enquanto os estudantes de ensino médio público e de ursinhos comunitários ampliam a sua formação; os estudantes de graduação da UFSC possuem a possibilidade de sair de sala de aula e conhecer outras realidades externas à UFSC.

Projeto-Ampliar-a-cultura-política