Projeto Alimentos Bons Limpos e Justos embarca 53 novos produtos na Arca do Gosto

07/11/2016 17:48

A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece (Fonte: Slow Food Brasil).

No âmbito do Projeto Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da Agricultura Familiar no Movimento Slow Food serão inseridos na Arca do Gosto 150 novos produtos da sociobiodiversidade brasileira. Até o momento, foram embarcados 53 novos produtos, sendo um deles, o berbigão, um importante recurso genético de Santa Catarina.

Berbigão. Foto: Slow Food Brasil

O Projeto Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da Agricultura Familiar no Movimento Slow Food , coordenado pelo Prof. Renê Birochi e financiado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, integra o Movimento Slow Food e uma Rede de Universidades, Instituições de Pesquisa e Extensão com ações nas cinco regiões do Brasil.

Texto: Natália Almeida

Para saber mais sobre a Arca do Gosto e o catálogo da sociobiodiversidade acesse: http://www.slowfoodbrasil.com/arca-do-gosto

Para mais informações sobre o Projeto acesse https://www.facebook.com/ProjetoAlimentosBonsLimposeJustos/            ou entre em contato

Translate »