NOTA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DE TENSÃO NO CENTRO SOCIOECONÔMICO

22/11/2016 14:28

As instâncias administrativas do Centro Socioeconômico mostram, através desta, a sua preocupação com o clima conflituoso que impera no CSE desde a quinta-feira passada, 17 de novembro de 2016.

Manifestamo-nos contra a violência, não importando a sua origem, autoria ou motivação. O ambiente universitário deve ser pautado por um ambiente respeitoso e livre de preconceitos e violência, sejam eles ligados a gênero, etnia, condição social, orientação sexual, religião, culturas, crenças, ou mesmo preferências políticas.

Comprometemo-nos com o direito de todos os estudantes de exercerem a livre expressão, a defesa de suas causas e manifestações democráticas, assim como o direito de livre acesso às dependências do CSE e de cumprir com suas agendas na universidade, desde que pautadas pela não-violência e pelo respeito à divergência de opiniões.

Reconhecemos o objetivo fundador do Movimento de Ocupação do CSE por sua originalidade, que visava a manifestação sem a interrupção das atividades docentes e sem uso da violência, assim como a importância do debate da PEC 55 (antiga 241) para a sociedade brasileira neste momento. Respeitamos, ainda, todos aqueles que anseiam por um retorno breve, pacífico e democrático das aulas. Contudo, em mesma linha, condenamos todos aqueles que, pró ou contra a ocupação, tenham eventualmente cerceado o uso do espaço comum do CSE, agredido, de qualquer forma, estudantes, técnicos administrativos ou professores, ou mesmo a depredação do patrimônio público – o que ocasionou um tensionamento entre as partes e, por questões de segurança de todos os envolvidos, levou ao cancelamento das atividades docentes nos dois dias iniciais desta semana.

Informamos que medidas administrativas urgentes estão sendo providenciadas para identificar os agressores, julgá-los nos fóruns competentes e aplicar as punições cabíveis aos casos, cumprindo o que prevê a resolução 017/1997 do Conselho Universitário da UFSC.

Exortamos a todos da Comunidade do CSE que se mantenham abertas linhas de diálogo pacíficas e respeitosas entre as lideranças discentes, docentes e técnicas administrativas para que seja respeitado o direito à livre manifestação, o direito de ir e vir nas dependências do CSE e da UFSC e a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas dependências do nosso Centro.

Florianópolis, 22 de novembro de 2016.