Aula Magna do IELA – Imperialismo e Recursos Naturais na América Latina

21/03/2018 11:32

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) promove mais uma edição de sua Aula Magna, dessa vez discutindo “Imperialismo e Recursos Naturais na América Latina”.

No contexto atual de regressão de direitos dos trabalhadores em nome do “progresso econômico” e diante do ataque sistemático à vida das gentes que moram em áreas onde a riqueza mineral é altamente cobiçada, o debate sobre o “Imperialismo e Recursos Naturais na América Latina” se faz necessário. Nos últimos anos, as lutas mais acirradas das comunidades em países como o Equador, Bolívia, Panamá, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Colômbia e no próprio Brasil tem sido justamente pela proteção do ambiente. A batalha contra as mineradoras, as petroleiras, as hidroelétricas e as obras monumentais, têm cobrado vidas e são a cara mais atual do capital.

Para tratar sobre o tema, o IELA traz a professora peruana Monica Bruckmann. Monica é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. É Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora e Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da Unesco/Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável/REGGEN junto a Theotonio dos Santos. Monica foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sul Americanas (UNASUL) e Diretora do Instituto de Pesquisa Social Perúmundo (Lima) . Seu último livro “Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana” foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela e Argentina e atualmente se prepara a edição em português e inglês.

A Aula Magna acontece no dia 26 de Março, segunda-feira, às 18:30 no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A atividade é aberta e gratuita. Mais informações no evento no Facebook.

O QUE? Aula Magna do IELA sobre “Imperialismo e Recursos Naturais na América Latina” com a Profª Monica Bruckmann.

QUANDO? Dia 26/03, segunda-feira, às 18:30.

ONDE? No Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.