Fóruns para a elaboração do Regimento Interno do CSE

10/10/2018 10:31

A Direção do Centro Socioeconômico (CSE) criou um Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração do Regimento Interno do Centro. Para ouvir a comunidade e definir as linhas gerais do documento, o GT promoverá quatro fóruns de discussão:

17/10/2018 – Fórum da Graduação e Pós Graduação

Horário: Diurno 10h00 / Noturno 18h30

Local: Diurno – Auditório do CSE / Noturno – Miniauditório do Departamento de Administração

O objetivo deste fórum é discutir as demandas e propostas a  serem contempladas no Regimento para a área de ensino, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Por exemplo: Como a secretaria integrada de Graduação deve ser aperfeiçoada? As secretarias de Pós-Graduação devem ser integradas? O que é preciso criar para a melhoria do ensino e aprendizagem? Como apoiar e fortalecer a organização dos Centros Acadêmicos?
23/10/2018 – Fórum de Pesquisa e Extensão
Horário: 14h00
Local: Auditório do CSE
Este espaço serve para discutir as necessidades da pesquisa e da extensão do CSE e as possíveis soluções regimentais que podem ser encontradas para melhor desenvolvimento integrado de ambas. Por exemplo: O CSE deve ter uma Câmara de Pesquisa e de Extensão do CSE, como instância avaliadora do mérito dos projetos, com apoio administrativo? Como garantir a inserção e a potencialização da pesquisa e da extensão no processo formativo de cada curso e, simultaneamente, de forma interdepartamental?
07/11/2018 – Fórum de Cultura e Artes
Horário: 16h00
Local: Auditório do CSE
Neste debate, serão discutidas as áreas de cultura e arte no Centro Socioeconômico, e como poderão ser previstas as medidas de apoio no Regimento. Por exemplo: De que forma o CSE pode estimular as intervenções culturais no CSE? Como promover e organizar espaços de integração cultural, acolhida, e expressão artística no CSE? De que maneira devemos inserir a arte e cultura no processo de formação acadêmica? Onde e como consolidar espaços de convivência e intercâmbio cultural no CSE?
19/11/2018 – Fórum Administrativo
Horário: 14h00
Local: Sala dos Conselhos do CSE
Este fórum buscará discutir mais precisamente a estrutura organizativa geral do Centro, de maneira a atender, da melhor maneira possível, as necessidades dos diferentes cursos e atividades de pesquisa e extensão. Algumas questões devem ser debatidas, como por exemplo: Como estabelecer clara definição de fluxo administrativo e dos processos decisórios? De que maneira devemos estruturar apoio às Câmaras em proposição? Quais as medidas de aperfeiçoamento da estrutura e da gestão nas secretarias no CSE?

O Regimento Interno é o principal documento na gestão acadêmica e administrativa de uma unidade universitária, no caso, o CSE. É ele quem determina, em sintonia com as normas superiores, a estrutura organizacional, o fluxo decisório e o funcionamento do próprio Centro, portanto,  é dentro de seus limites que tanto a direção quanto todos os integrantes do CSE poderão atuar, acadêmica, administrativa e politicamente.

Os fóruns são abertos e toda a comunidade do Centro está convidada para participar. Para mais informações, entre em contato com a Comissão pelo e-mail , ou acesse regimento.cse.ufsc.br/.

Translate »