Os 30 anos do SUS: avanços e retrocessos

11/10/2018 11:13

 

Em 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos. Por isso, o Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS), em parceria com o coletivo Magali e o programa de pós-graduação em Serviço Social da UFSC, organiza espaços de discussão e formação sobre sua conjuntura e relação com o serviço social. Os eventos acontecerão na próxima terça-feira (16), no auditório do Centro Socioeconômico. Participantes do evento receberão certificado.

Das 14h às 17h, acontecerá um minicurso para proporcionar aos profissionais da área da saúde e usuários do SUS a oportunidade para refletirem e atuarem na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família, visando à melhoria da qualidade de atendimento, aliando-se aos princípios do SUS da política de humanização e da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN). O minicurso será ministrado por Camila Amori, médica de família e comunidade e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Kaionara dos Santos, assistente social e presidente da UNEGRO-SC e Gieri Toledo Alves, psicóloga especialista em terapia sistêmica e mestranda em educação.

Já das 18h30 até às 21h, haverá uma mesa redonda que trará elementos da história do SUS e sua relação com o Serviço Social, suas diretrizes gerais e a importância da sua defesa no cenário conjuntural do desmonte da seguridade social. Pensar os novos modelos de privatização e precarização da saúde e a luta da classe trabalhadora e do movimento estudantil. Os palestrantes serão João Paulo Silvestre, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal (SINDPREVS) e Conselheiro Municipal de Saúde, Gisele Cunha, assistente social especialista em saúde da família e gestão da saúde pública e um trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM) à confirmar.

Para mais informações e atualizações do evento, acesse o evento no Facebook aqui.

Translate »