Evento do projeto Gestão Amiga debate empreendedorismo e gestão de negócios

20/11/2018 11:40

Os estudantes da 8ª fase do curso de graduação em Administração da UFSC realizam no dia 21 de novembro, quarta-feira, das 8h30 às 11h30, no Auditório do CSE, a mesa redonda “Aprendendo a empreender na prática”. A atividade faz parte do projeto Gestão Amiga, desenvolvido pelos estudantes para a disciplina Gestão de Projetos.

O objetivo da mesa é apresentar a experiência vivida durante a aplicação do projeto, realizado entre microempreendedores e alunos. Em seguida, os professores Gilson Karkotli, Ani Caroline G. Potrich e Marcos Abílio Bosquetti participam de uma roda de conversa sobre a importância, questões jurídicas, plano de negócios e finanças do Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil.

Segundo Ana Flávia Justino, gerente do projeto, o trabalho coloca os estudantes em contato com a prática, por meio de ações que envolvem a sociedade. “Nós, futuros administradores, decidimos que o nosso projeto faria consultorias aos pequenos empreendedores como forma de aprimorar e aprender com as práticas já utilizadas por eles”.

O propósito é ajudar empreendedores de diversos segmentos, como também testar um novo método de ensino-aprendizagem em que os empreendedores são os protagonistas das aulas e criadores do conhecimento. “Dessa forma, o projeto permite o aprendizado dos alunos ao passo que devolvem valor para a sociedade”, explica Justino.

Os 31 alunos envolvidos no projeto atenderam 23 MEI dos mais variados segmentos, como carrinhos de pipoca e cachorro-quente, salão de beleza, lojas e vendedores com o foco na realização de um diagnóstico que proponha melhorias relacionadas à gestão de negócios e a entrega de uma consultoria personalizada para cada um dos empreendedores.

Cronograma do evento

8h30: Abertura com apresentação do projeto

8h50: Conversa das equipes + empreendedores

9h40: Coffee Break