Lançamento do livro “Socialismo ou Fascismo”

22/11/2018 11:28

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e a Editora Insular, realizam o evento de lançamento do sétimo volume da Coleção Pátria Grande: Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano. Trata-se do livro “Socialismo ou Fascismo: O novo caráter da dependência e o dilema latino-americano”, do intelectual brasileiro Theotonio dos Santos. A atividade contará também com debate sobre o fascismo e a conjuntura atual entre os professores do IELA, Beatriz Paiva, Nildo Domingos Ouriques e Waldir Rampinelli. O evento acontecerá hoje (22) às 18h30, no Auditório do CSE.

“Socialismo ou Fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano” trata de analisar a ascensão dos governos ditatoriais na América Latina em oposição ao avanço das lutas socialistas na região. Vai além, no entanto, dos debates dominantes na esquerda de então, ao destacar o caráter dependente das sociedades latino-americanas e as transformações em suas economias na era do capital monopolista. Foi publicado pela primeira vez em 1966 no Chile, e ganhou uma edição ampliada no México em 1978, a escolhida para essa tradução. Durante todos esses anos, esteve inacessível ao público brasileiro, que agora o encontra disponível em português.

Theotonio dos Santos (1936-2018) foi um economista e cientista político brasileiro. Militante revolucionário, integrou a POLOP, Organização Revolucionária Marxista – Política Operária, junto com outros camaradas como Vania Bambirra e Ruy Mauro Marini. Exilou-se no Chile após o Golpe militar de 1964 no Brasil, e na Universidad de Chile, coordenou o CESO (Centro de Estudios Socioeconómicos), lugar em que se desenvolveriam as principais contribuições da Teoria Marxista da Dependência. Em 1973, com o Golpe Militar no Chile, teve que exilar-se novamente, desta vez no México, onde atuaria na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Volta ao Brasil após a aprovação da lei da anistia. Faleceu em fevereiro deste ano, não podendo ver em vida a publicação desta obra em português.

Para mais informações, acesse o evento no Facebook.

Tags: IELALançamento de livroSocialismo ou fascismo
Translate »