Editais de bolsas/programas de intercâmbio e fomento ao ensino, pesquisa e extensão.

Visando ampliar a participação do Centro Sócio-Econômico na captação de recursos dos órgãos de fomento, será divulgado neste espaço editais de fomento para incentivo a pesquisa na área de ciências sociais.

** Página atualizada em 27/11/2015

 

 

ÓRGÃO FINANCIADOR FAPESC
PÚBLICO ALVO Microempresa ou empresa de pequeno porte do Estado de Santa Catarina e estudantes de graduação e mestrado com projeto nas áreas contempladas no edital.
EDITAL Sinapse da Inovação
TERMO DO EDITAL Fomentar propostas de empresas catarinenses, que apresentarem projetos de desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis e que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes para Estado de Santa Catarina.

Serão apoiados, prioritariamente, projetos que incorporem novas tecnologias, nos seguintes setores econômicos relevantes para Estado de Santa Catarina: Administração Pública, Agroalimentar, Bens de Capital, Celulose e Papel, Cerâmica, Construção Civil, Economia do Mar, Educação, Energia, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Móveis e Madeira, Produtos Químicos e Plásticos, Saúde, Segurança, Têxtil e Confecção e Turismo.  Os projetos deverão ser enquadrados de acordo com sua Área de Conhecimento chave em: Eletrônica, Mecatrônica, Química e Materiais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia Social, Gestão e Design. Edital completo disponível em: http://www.fapesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/EDITAL-03-2015.pdf

 

Datas de submissão 05/11/2015 – para ideias inovadoras; 05/01/2016 – para projetos inovadores;  29/02/2016 – para projetos de fomento.
Divulgação de resultados  09/11/2015 – para ideias inovadoras;

10/02/2016 – para projetos inovadores;

31/03/2016 – para projetos de fomento.

ÓRGÃO FINANCIADOR ERASMUS MUNDUS
PÚBLICO ALVO Microempresa ou empresa de pequeno porte do Estado de Santa Catarina e estudantes de graduação e mestrado com projeto nas áreas contempladas no edital.
EDITAL Sinapse da Inovação
TERMO DO EDITAL Erasmus Mundus é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Europeia. As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Relações Internacionais, participa, atualmente dos seguintes projetos do Erasmus Mundus, que viabilizam bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnico-administrativos:

Projeto Coordenador na UFSC Contato
Be Mundus Prof. Paulo Emílio Lovato
Mundus Lindo Prof. André de Ávila Ramos
Fellow Mundus Profa. Márcia Grisotti
Elarch Prof. Aguinaldo R. Pinto

Responsável geral: Prof. Aguinaldo Pinto –

 

ÓRGÃO FINANCIADOR PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
PÚBLICO ALVO Professores/alunos de graduação
EDITAL PROBOLSA  2016
TERMO DO EDITAL O PROBOLSAS tem por objeto estimular a participação dos estudantes de graduação nos projetos de extensão desenvolvidos pela UFSC através de auxílio financeiro na forma de bolsas. A participação no processo de interação entre universidade e sociedade visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes e professores em ações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão. Os professores devem inscrever projetos e solicitar bolsas de extensão para estudantes da UFSC que ião participar de projetos. O PROBOLSA financia apenas  bolsas de extensão aos estudantes.  Cada professor pode inscrever até dois projetos e concorrer a, no máximo, duas bolsas para estudantes. Vigência: 01 de Abril de 2016 a 31 de março de 2017.
Datas de submissão 22 a 26 de fevereiro de 2016
ÓRGÃO FINANCIADOR Universidade da Coruña (Espanha)
PÚBLICO ALVO Professores e alunos
EDITAL Summer School
TERMO DO EDITAL O corpo docente internacional da Universidade da Coruña (Espanha) divulga a chamada de propostas de cursos do Summer School, que será realizada em Coruña, no verão de 2016.  O curso intensivo de três semanas terá um total de 42 horas, divididas em 14 sessões de três horas, sendo carga horária total do curso de 6 créditos ECTS.  Os cursos, ministrado integralmente em inglês, são uma oportunidade para alunos e professores (locais e estrangeiros) se envolverem em uma experiência internacional de integração mútua. Em edições anteriores, 2014 e 2015, mais de 30 países diferentes participaram do curso de verão. Os candidatos devem enviar suas propostas o mais rápido possível para que suas chances de ser aceito aumentem. Maiores informações no site: http://www.iss.udc.es/call-course-proposals-2016

Contato para dúvidas sobre o curso: Dr. Diego Varela, e-mail:

Datas de submissão As propostas de cursos devem ser enviadas pelos professores, de forma online, até o final de janeiro de 2016, no link:  http://www.iss.udc.es/node/1104.
ÓRGÃO FINANCIADOR UNEP – Programa Ambiental das Nações Unidas
PÚBLICO ALVO Comunidade acadêmica (pesquisadores docentes e STA´s e estudantes)
EDITAL 10YFP
TERMO DO EDITAL O quadro de 10 anos de programas de produção e consumo e sustentáveis (10YFP ) , adotada na Rio + 20 pelos chefes de Estado do mundo, é um quadro global de ação para reforçar a cooperação internacional para acelerar a mudança para a produção e consumo sustentável (SCP) em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O quadro irá apoiar o reforço das capacidades, e facilitar o acesso à assistência técnica e financeira aos países em desenvolvimento para essa mudança. O 10YFP irá desenvolver, replicar e ampliar iniciativas SCP e eficiência de recursos, a nível nacional e regional, dissociar a degradação ambiental e a utilização dos recursos do crescimento econômico, e, assim, aumentar a contribuição líquida das atividades econômicas para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento social. O quadro incentivará a inovação e a cooperação entre todas as partes interessadas. Todos os atores de todos os países podem estar envolvidos na execução das atividades 10YFP: governo, setor privado, sociedade civil, pesquisadores, agências da ONU, instituições financeiras e outros grupos principais (para mais informações ver www.unep.org/10yfp )

 

 

Translate »