Colação de Grau em Gabinete

Passo 1: Preenchimento do Requerimento de Colação de Grau em Gabinete

O/A aluno(a) interessado(a) deve preencher o Requerimento de Colação de grau em Gabinete, disponível em www.cse.ufsc.br/formularios/colacao-de-grau-em-gabinete, e entregar o requerimento devidamente assinado à Coordenadoria do Curso.

Importante: Conforme o art. 23 da Resolução Normativa n° 01/CEG/2011, a Colação de Grau em Gabinete poderá ocorrer apenas em situações excepcionais em que o(a) formando(a) esteja impossibilitado(a) de comparecer à solenidade oficial de outorga de grau, tais como:

• Aprovação em Programa de Pós Graduação – Mestrado ou Doutorado;
  • Aprovação em Concurso Público;
  • Oferta de emprego (ou trabalho autônomo) que exija comprovante de colação de grau e/ou registro em Conselho de Fiscalização Profissional.

O pedido deve ser justificado, cabendo ao/à interessado(a) anexar comprovante(s) para a justificativa apresentada, e os casos excepcionais, plenamente justificados, serão analisados pelas Coordenadorias de Cursos de Graduação e pela Direção do CSE.

Passo 2: Análise e Encaminhamento do Processo

Após o recebimento do pedido, a coordenação do curso realizará a análise da justificativa apresentada pelo(a) aluno(a) em conjunto com a documentação anexada ao pedido.

Caso a solicitação seja aprovada, a coordenação do curso deverá anexar  o Requerimento de Colação de grau em Gabinete apresentado pelo(a) aluno(a) ao processo de “Registro de Diploma” e encaminhar o Processo Digital à Direção do Centro Socioeconômico via SPA.

Se o(a) aluno(a) não estiver apto(a), a Coordenadoria do Curso deverá comunicar ao/à acadêmico(a) das pendências e da impossibilidade da colação de grau.

Passo 3: Preparação e Realização da Colação de Grau em Gabinete

Após o recebimento do Processo via SPA, a Direção do Centro Socioeconômico iniciará os preparativos para a colação de grau em gabinete e entrará em contato com o(a) aluno(a) e com a secretaria integrada dos cursos de graduação para informá-lo(a)s sobre a data da solenidade.

Importante: As cerimônias de colação de grau em gabinete acontecem sempre na 2ª e na última sexta-feira de cada mês devido à necessidade de organização da Secretaria da Direção e do(a)s Diretore(a)s do CSE.

No dia anterior à data agendada, o(a) aluno(a) receberá:

1. o link para participar da cerimônia virtual, que contará com as presenças do(a)s formando(a)s,  do(a)s Diretor(a) e/ou Vice-Diretor(a) do CSE e de um(a) responsável pela secretaria do centro socioeconômico;
  2. link de transmissão ao vivo no canal do CSE no Youtube para que o(a)s seus/suas convidado(a)s possam assistir ao cerimonial;
  3. juramento do curso, que deverá ser lido pelo(a) formando(a) durante a cerimônia.

Importante: O(A) formando(a) deverá entrar na sala virtual 15 minutos antes do horário agendado a fim de que faça as configurações e testes necessários para realização da cerimônia.

Passo 4: Encaminhamentos Após a Colação de Grau em Gabinete

Após a cerimônia, caberá à Direção do Centro Socioeconômico preparar o Termo de Colação de Grau em Gabinete, anexá-lo ao processo e, posteriormente, encaminhá-lo ao DIERD/DAE para prosseguimento.