Estudantes indígenas debatem a moradia estudantil indígena na Universidade

26/11/2021 18:25

Os estudantes indígenas da UFSC realizaram na última quarta-feira, 24 de novembro, às 10h, uma audiência pública para debater a situação da moradia estudantil indígena na Universidade. Com a dificuldade da Reitoria em oferecer um local, os organizadores procuraram a direção do CSE e solicitaram o auditório para a audiência. A direção do CSE, prontamente, atendeu à solicitação, tomando todas as medidas de segurança necessárias à prevenção contra a Covid-19.

Desde o início da pandemia o CSE tem buscado soluções para atender às necessidades dos alunos nesse período excepcional, analisando as condições para que todas as demandas sejam atendidas de forma a garantir a segurança e continuidade das atividades acadêmicas. Por isso, e acreditando ser esta demanda dos estudantes indígenas uma urgência necessária, a direção do CSE autorizou a utilização do auditório, possibilitando assim o debate esse tema tão relevante para a permanência na Universidade.

Atualmente os estudantes indígenas ocupam um espaço ao lado do RU, a chamada “Maloca”. O espaço foi fruto de uma luta para ser um local de apoio aos indígenas que ingressam na UFSC. Mas, as condições do lugar estão precárias e não há alojamentos suficientes para garantir a segurança e um ambiente saudável aos estudantes. O CSE possui alunos indígenas nos cursos de Administração e Serviço Social, assim a direção do centro já foi convidada em diversos momentos para visitar a “Maloca”. Em visita recente observamos que as condições de moradia realmente são precárias, sendo, portando, justas as solicitações dos estudantes indígenas, merecendo uma solução imediata por parte da Reitoria.

Assim, o CSE se coloca à disposição dos estudantes indígenas e da comunidade acadêmica para que a UFSC continue sendo uma referência no avanço das políticas de ações afirmativas que reflita as diferentes realidades de povos que compõem nosso Estado e país.