IV SiEM – Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio

20/05/2014 19:32

Na última sexta-feira, dia 16 de maio, reuniram-se no Centro de Eventos da UFSC cerca de 400 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Florianópolis e Araranguá e calouros do curso de Relações Internacionais para o SiEM – Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio.

Em sua 4ª edição, o SiEM – projeto desenvolvido por alunos do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC – simulou duas assembleias gerais da ONU (Organização das Nações Unidas), uma reunião do Conselho de Segurança da ONU e o Conselho da União Europeia.

Pela manhã, e no âmbito da assembleia geral da ONU, os alunos, que representavam delegações de 45 países, discutiram sobre o futuro da Síria, país em conflito há três anos. Votaram favoravelmente por uma resolução que aprovava a intervenção humanitária e decidia sobre as eleições presidenciais no país, posteriormente assinada na reunião do Conselho de Segurança.

Pela tarde, a assembleia geral discutiu sobre a atual situação do Mali, país da África Ocidental que sofreu um golpe em 2012. A partir de então, o país encontra-se dividido e controlado por grupos armados, situação que tem provocado deslocamentos populacionais dentro do país e para países vizinhos. O Mali é o 175º colocado entre 187 países avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e 69% de sua população total vive abaixo da linha da pobreza, segundo dados das Nações Unidas.

O Conselho da União Europeia, por sua vez, discutiu acerca do uso do véu islâmico em locais públicos na Europa.

Segundo o aluno do curso de Relações Internacionais, Bruno Valim Magalhães, “os alunos se prepararam para as simulações internacionais. Estudaram as questões políticas sírias e os conflitos civis que mataram mais de 150 mil pessoas, em três anos, no governo de Bashar al-Assad, as questões socioeconômicas e geopolíticas do Mali e a questão social e de direitos humanos acerca do uso do véu. A preparação dos alunos se dá, desde sua primeira edição, através de visitas às escolas e Guias de Estudos feitos pelos graduandos de Relações Internacionais.”

O SiEM já se consolidou como um projeto de sucesso na Universidade e as escolas procuram os organizadores do projeto para que seus alunos possam participar, uma vez que esta é uma maneira de aproximar a universidade das escolas e colocar os estudantes de ensino médio em contato com questões de relevância no cenário político internacional.

Devido ao grande sucesso, o evento também foi noticiado por jornais locais.