O início do ensino não presencial correspondente ao semestre 2020.1, em razão da pandemia da covid 19.

31/08/2020 15:26

O Conselho universitário (CUn) aprovou Calendário Suplementar Excepcional, para o primeiro período letivo de 2020, definindo o reinício das aulas, de forma remota, para 31/08/20, devendo ser concluído até 19 de dezembro de 2020. O ensino não presencial, em caráter excepcional, exigiu alterações importantes no sistema acadêmico da UFSC, modificando a rotina de docentes, técnicos e estudantes. As alterações no regime acadêmico deliberadas pelo CUn, encaminharam aos colegiados de cursos e de departamentos a necessidade de novas decisões buscando amparar os estudantes nesse momento especial. Com efeito, esses colegiados ajustaram e flexibilizaram diversos procedimentos acadêmicos. Nesse contexto, foi colocado em relevo o Plano de Ensino, ficando visível sua importância no processo ensino aprendizagem. Ganharam destaques as expressões: aulas síncronas e assíncronas, termos pouco utilizados até então.

Os professores do CSE utilizarão o moodle para ministrarem aulas síncrona, por meio de videoconferências e chats, por exemplo e aulas assíncrona, por meio de videoaulas gravadas, sites, e-mails, entre outros. O ensino não presencial será um desafio, assim, precisamos fazer um esforço excepcional para amenizar os prejuízos na formação dos estudantes.

De fato, é um momento difícil.

Para chegarmos até aqui as discussões foram intensas. Enfrentaremos ainda muitas situações desconhecidas, nesse momento excepcional, para a realização do ensino, da pesquisa e da extensão.

Precisamos ainda de um esforço institucional para garantir que todos os estudantes consigam permanecer em seus cursos e acompanhar o ensino não presencial.

A comunidade do CSE, docentes, técnicos, bolsistas, terceirizados, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, equipe da direção do centro, desenvolveram muitos esforços e ainda desenvolverão para dar conta desse novo momento.

Os estudantes serão desafiados com essas novas exigências. Assim, a comunidade do CSE continuará desenvolvendo todos os esforços para que os estudantes do CSE permaneçam em seus cursos.

Tudo de melhor para toda a comunidade do CSE

Irineu Manoel de Souza – Diretor do CSE/UFSC