ENERI conta com palestra de Adonai Zanoni

25/05/2012 18:56

Nesta sexta-feira (25), o II Encontro Nacional de Empresas Juniores de Relações Internacionais recebeu o administrador Adonai Zanoni. A palestra, que teve como tema “Pare de vender. Faça relacionamentos”, aconteceu no Auditório do Centro Sócio-Econômico.

Zanoni é conferecista, coach, administrador com MBA em Gestão Estratégica de Negócios de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um dos fundadores do Paralelo 27º Consultoria e da Viva Administradora de Planos de Benefícios. Seu trabalho principal é o Projeto Mente Global, rede de integração que conta com mensagens motivacionais, projetos educacionais e estratégias para mudança e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Sobre o ENERI

O Encontro teve início na quarta-feira (24), com palestras ministradas pelos embaixadores Luiz Felipe Lampreia, Guilherme Patriota e Ronaldo Sardenberg. A conferência de abertura aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. No sábado (26), dia de encerramento, o evento terá palestras com o jornalista Carlos Sardenberg e o Alto Comissário Sérgio de Queiroz Duarte.

ENERI – Surpreendente

24/05/2012 18:40

Creio que o termo surpreendente seja o mais adequado para descrever o início do XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais – ENERI.

As expectativas eram imensas e mesmo assim a organização do evento conseguiu surpreender em muitos aspectos. Um deles, considerado um ponto alto da sessão de abertura, foi a orquestra sinfônica do Estado de Santa Catarina, sob a regência do maestro José Nilo Valle. Primavera, das Quatro Estações de Vivaldi, e o Rancho de Amor a Ilha foram algumas das maravilhas executadas pela orquestra.

Personalidades importantes da Universidade Federal de Santa Catarina estiveram presentes prestigiando o início do evento. Estavam presentes a Coordenadora do Curso de Relações Internacionais Profa. Graciela de Conti Pagliari, o Diretor do Centro Sócio-Econômico, Prof. Ricardo José Araujo de Oliveira e a Magnífica Reitora, Profa. Roselane Neckel, que presidiu a mesa.

Na segunda etapa da sessão de abertura, o público se maravilhou com as excelentes palestras dos Ilustres Embaixadores Srs. Luiz Felipe Lampreia, Guilherme Patriota, Ronaldo Sardemberg.

Este início foi marcado por mais de mil e seiscentos participantes. Certamente um sucesso!

Por: Maurício Rissi

Iela lança Coleção Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano

24/05/2012 18:17

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela), da Universidade Federal de Santa Catarina, lança no mercado editorial a coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, que deverá reunir 40 volumes, todos editados pela Editora Insular, de Florianópolis. O primeiro volume da coleção já está nas livrarias, é o livro “Subdesenvolvimento e revolução”, do mineiro Ruy Mauro Marini (1932-1997), publicada originalmente no México em 1969 e que ganhou sucessivas edições em muitos países sem, contudo, jamais ter sido publicada em nosso país. O lançamento oficial, com o merecido debate sobre a obra será no dia 19 de junho de 2012, na UFSC. O professor Nildo Ouriques, que é o coordenador da Coleção, foi o responsável também pelo prefácio da obra.

A intenção é divulgar autores e obras clássicas das ciências sociais na América Latina que deram vida ao que entrou para a história como “pensamento crítico latino-americano”. As obras escolhidas para compor esta Biblioteca são inéditas ou foram divulgadas apenas marginalmente no Brasil. Com esse trabalho, o Iela inaugura mais um a frente de ação. Não apenas no debate sistemático das temáticas latino-americanas, como faz anualmante com as Jornadas Bolivarianas, mas o estudo permanente de pensadores praticamente desconhecidos nas universidades brasileiras. A coleção, ao ser concretizada em livro, eterniza, em português, obras de fundamental importância para se compreender a América Latina.

Veja o vídeo: http://youtu.be/5XaS84AbJj0v

Fonte: Iela
Fonte: http://noticias.ufsc.br/2012/05/24/iela-lanca-colecao-patria-grande-biblioteca-do-pensamento-critico-latino-americano/

Programa de Mestrado em Relações Internacionais recebe a professora doutora Geisa Cunha Franco da PUC-Goiás

18/05/2012 20:44

Os alunos de Mestrado em Relações Internacionais, no período de 14 a 18 de maio,  tiveram aulas de Política Externa Brasileira com a Professora doutora Geisa Cunha Franco,  da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Haverá uma segunda etapa de aulas com a professora, no período de 02 a 07/07/2012.

A professora Geisa é graduada em História pela Universidade Federal de Goiás e em Direito pela Universidade Católica de Goiás . Possui Especialização em História do Brasil Republicano pela UFG, Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Unianhanguera. Tem experiência na área de Relações Internacionais, História e Direito Internacional Público, com ênfase em Organizações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais e Política Externa, atuando principalmente nos seguintes temas: organizações internacionais, imprensa, opinião pública, america latina, democracia.

Secretário do Planejamento fala sobre PDR e PCD para acadêmicos de Administração da UFSC

15/05/2012 00:03


Filipe Mello falou sobre planejar o Estado em longo prazo

Florianópolis (14/5/2012) – O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, conversou com acadêmicos do 4º período do curso de Administração da UFSC, sobre ações de planejamento do Governo do Estado para Santa Catarina, nesta segunda-feira (14), no Centro Sócio Econômico da Universidade.

Filipe Mello colocou a importância de planejar o Estado em longo prazo, respeitando as diferenças regionais, tendo como premissa as demandas de cada localidade. Destacou dois importantes planos, o Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e o Plano Catarinense de Desenvolvimento (PCD), feitos a partir das Secretarias de Desenvolvimento Regional, coordenados pela Secretaria do Planejamento. “O PDR vai fomentar o desenvolvimento sustentável da região abrangida por cada uma das 36 SDRs, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Devem constar no PDR, iniciativas que assegurem o desenvolvimento regional nas cinco dimensões estratégicas estabelecidas pelo Plano Catarinense de Desenvolvimento: Economia e Meio Ambiente (Infraestrutura, Iniciativas Empreendedoras, Agricultura e Meio Ambiente); Social (Saúde, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Educação e Cultura, Segurança); Tecnologia (Ciência, Tecnologia e Inovação); Política Pública (Gestão Pública).

O Plano de Desenvolvimento Regional tem a função de promover a integração e o alinhamento com o PCD, o Plano Plurianual (PPA); a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e ainda as demais iniciativas de desenvolvimento regionais promovidas pelo poder público, pelo mercado e pela sociedade civil organizada. “É necessário contemplar iniciativas estratégicas de responsabilidade do Estado catarinense prevendo ações, indicadores de resultado, metas, prazos, recursos financeiros e agentes responsáveis”, completou.

O secretário do Planejamento falou que os PDRs estão em fase final de elaboração pelas Secretarias Regionais e após serão encaminhado para SPG fazer a revisão, que contemple as necessidades atuais e futuras da região. A partir dos Planos Regionais, é que será formulado o Plano Catarinense de Desenvolvimento, para planejar o Estado até 2030. “É papel da Secretaria do Planejamento, e dos demais órgãos do Estado, garantir sua implementação de forma contínua e consistente”, concluiu.

Informações adicionais: jornalista Renata Furlanetto, telefones: (48) 3665-3319 /9186-9740, e-mail: 

Secretaria de Estado do Planejamento