Necat/Ufsc e o trabalho sobre a Covid

23/05/2023 11:29

O professor Lauro Mattei, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa de dois eventos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Ambos abordam os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia de covid-19.

Ontem, 22 de maio, o docente esteve na audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é Fraternidade e fome, organizada pela Alesc em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Regional Sul). Ali, Mattei falou sobre o cenário atual da fome no Brasil e em Santa Catarina à luz dos impactos recentes causados pela pandemia da covid-19.

Hoje, dia 23, o hall do Palácio Barriga Verde sedia o lançamento do livro O legado econômico e social da covid-19 no Brasil e em Santa Catarina, a partir das 18h30. Organizada por Lauro Mattei e com prefácio de Fabrício Menegon, a obra é uma coletânea de artigos de pesquisadores da UFSC e de outras instituições nacionais, que discutem temas como os impactos econômicos da pandemia, a evolução da pobreza, o crescimento da fome e os efeitos no processo educacional.

Em seus 14 capítulos, o livro destaca as principais consequências e as lições que ficaram desse período histórico vivido pelas populações das diferentes partes do mundo. Também explora com detalhes a complexidade social e econômica exposta pela covid-19 e procura entender, à luz de uma perspectiva histórica de longa duração, as possíveis transformações estruturais que o país deverá enfrentar após a incidência da pandemia.

Translate »