Intervenção artística no CSE

08/12/2023 10:08

No último sábado, dia 02/12, um grupo composto por vários artistas locais que iluminam a cidade com a arte do grafite, mais alguns estudantes do CSE, realizaram uma intervenção artística no Centro Socioeconômico da UFSC. Foi um dia inteiro de trabalho com a realização de vários murais, aproveitando as paredes brancas externas e algumas internas. A ideia partiu da diretora do CSE, Maria Denize Casagrande, e se ancorou no trabalho realizado pelo professor Marcos Bosquetti, do Curso de Administração. Ele coordena a cadeira de Gestão de Projetos e tem como objetivo desenvolver com os alunos projetos de natureza social. Ao longo de 16 semestres já foram 62 projetos sociais organizados, planejados e executados pelos estudantes.

Neste projeto específico de colorir o CSE participaram 14 estudantes ligados ao Centro, muitos deles intercambistas. A gerente do projeto foi Dyessa de Camargo e a líder da equipe de captação Kauany Duarte. O projeto Arte Vista foi realizado pelos estudantes do curso de Administração na disciplina de gestão de projetos, ministrada pelo Prof. Marcos Bosquetti. Na metodologia de aprendizagem experiencial, adotada pelo professor, os estudantes têm autonomia para definir o tema, formar os times, idealizar, modelar e implementar um projeto social ao longo do semestre aplicando as principais ferramentas de gestão ágil de projetos e lidando com problemas reais, gestão de conflitos, negociação, captação de recursos, decisão participativa, avaliação 360 de desempenho e relacionamento com a comunidade.

Os artistas que realizaram as obras foram: Mariana Piccolo (Piesm), Rodrigo Rizo (Rizo), Rodrigo Teodosio (CSC), Victor Gabriel da Costa Sousa (VG Caras), Valeria Prates Beux (VLR), Luís Eduardo Machado (AIPMO), Nadyne Júlia Mendes Garcia (Najjú), Fernando de Souza da Silva (FS), Sara Duarte Mateos (Sari), Gabriela Marques (Oli), Lucas Rodolfo Antunes (Kais), Adriel Giovanella de Souza (Zack), Ana Carolina Iannacone, Mariana Piccolo e Maria Fet Creu.

No vídeo, a líder de equipe Kauany Duarte fala do processo de construção do projeto e a diretora do CSE, Maria Denize conta como nasceu a ideia.