Bem-vindos para mais um semestre!!

11/03/2024 06:55

bem vindos

Começamos hoje mais um semestre na UFSC. Para alguns estudantes é só um retorno, visto que já estão com seus cursos em andamento. Para outros, é o começo de uma nova caminhada no rumo do saber. Recebam todos as nossas boas-vindas e o convite para que se engajem nas inúmeras lutas que precisaremos travar ao longo do ano. Nossa universidade vem se reestruturando depois de alguns anos de abandono por parte do governo federal. Assim que muitas mudanças, no que diz respeito à estrutura, são lentas. Mas, isso não significa que estão paradas. A reitoria se movimenta, a direção do Centro também, toda a administração concentra seus esforços em tornar o ambiente bom e saudável para o ensino, a pesquisa e a extensão. Por isso é importante que estudantes, técnico-administrativos e docentes estejam juntos na crítica, na cobrança e no encontro das soluções. Nosso Centro tem instâncias democráticas de participação e decide seus caminhos sempre em comunidade. Participem!

Neste começo de ano em particular também estaremos diante de uma greve dos trabalhadores técnico-administrativos que lutam por melhorias salariais, arrochados e que estão desde há anos, sem reajuste e sem mudanças no plano de cargos e salários. Uma luta justa que precisa ser entendida e respeitada. Pressionar o governo federal para que abra mesa de negociação e atenda os trabalhadores é nossa tarefa também.

Os desafios que nos aguardam são muitos, mas esperamos que, juntos, possamos encontrar os caminhos para que o semestre possa se cumprir com qualidade. Estar na universidade não é apenas aprender uma profissão, é também atuar politicamente para manter a universidade pública e com qualidade. Isso significa lutar por melhorias na estrutura, nos currículos e na vida cotidiana.

Desejamos um bom semestre e contamos com todos e todas para o enfrentamento dos problemas.