Centro Socioeconômico
  • I Fórum de Avaliação de Curso pelos Estudantes

    A Pró-Reitoria de Graduação da UFSC convida a toda comunidade acadêmica a participar do I Fórum de Avaliação de Curso pelos Estudantes.

    O Fórum objetiva iniciar um processo de discussão para reformulação da avaliação discente atual, subsidiar a construção de uma Resolução de Avaliação dos cursos pelos estudantes da UFSC.

     

    Data:  29 de outubro de 2013 (terça-feira)

    Horário:  8:30 – 18:00

    Local: Auditório da Reitoria

     

     

    PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR:

     

    a) A partir das 8h30min mesa-redonda sobre a Avaliação dos cursos pelos Estudantes com a Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Planejamento e o Diretório Central dos Estudantes.

     

    b) A partir das 14horas Relatos de Experiências sobre Avaliações de cursos pelo discente. Este espaço será realizado para que os cursos que realizam avaliação própria possam relatar suas experiências.

     

    O que você acha que pode mudar na atual avaliação do curso realizada pela PROGRAD? O seu curso realiza uma avaliação própria?

    Participe do I Fórum de Avaliação de Curso pelos Estudantes!

     

     



  • MINICURSO CSE, NA SEPEX

    Prezados Coordenadores, Professores e Estudantes,

    Temos o prazer de informar que os professores do Centro Sócio Econômico da UFSC apresentarão um minicurso “Apresentação dos cursos do CSE-UFSC e suas atividades profissionais” na Semana de Ensino Pesquisa e Extensão,  SEPEX-UFSC 2013 (de 23 a 26 de outubro).

    O objetivo do minicurso é apresentar os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Serviço Social, oferecidos pelo CSE-UFSC, e suas principais atividades profissionais e sociais.

    Publico alvo: estudantes do ensino médio e pessoas interessadas em fazer graduação na área social e empresarial.

     

    Data, hora e local:

    24 de Outubro de 2013, das 14h às 18h, no Auditório do Departamento de Ciências Contábeis, CSE UFSC.

    25 de Outubro de 2013, das 14h às 18h, no Auditório do Departamento de Ciências Contábeis, CSE UFSC.

     

    Cronograma:

     

    24/10

    14h – 14h30 abertura: Apresentação da direção do Centro Sócio Econômico (CSE)

    14h30 – 16h apresentação do curso de Economia e suas atividades.

    16h – 16h15 intervalo.

    16h15 – 17h45 apresentação do curso de Serviço Social e suas atividades.

     

    25/10

    14h – 15h15 apresentação do curso de Administração e suas atividades.

    15h15 – 16h30 apresentação do curso de Ciências Contábeis e suas atividades.

    16h30 – 17h45 apresentação do curso de Relações Internacionais e suas atividades.

     

    Para  participação no minicurso é necessário efetuar a inscrição, pois as vagas são limitadas.

    As inscrições são feitas pelo site http://inscricoes1.sepex.ufsc.br/

    Para realizar a inscrição é necessário clicar em >> registrar-se >>

    Escolher o vínculo >> externo a UFSC >>

    Preencher os dados cadastrais >> consultar a lista de minicursos e optar pelo minicurso: “Apresentação dos cursos do CSE UFSC e suas atividades profissionais”.

     

    Contamos com a sua presença.

     

    Atenciosamente,

    Prof. Wagner Leal Arienti e Profa. Eliete Vaz


  • BRASIL E UNIAO EUROPEIA : ENFRENTANDO DESAFIOS EM CONJUNTO

    PALESTRA COM FUNCIONARIOS DA UNIAO EUROPÉIA

    DATA: 23 DE OUTUBRO, QUARTA-FEIRA

    HORARIO:20H

    LOCAL: MINI AUDITORIO DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇOES INTERNACIONAIS (3° ANDAR DO CENTRO SOCIOECONOMICO – CSE/UFSC)

    ENTRADA FRANCA E SEM INSCRIÇAO PREVIA

    Promoção:

    APEX BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

    Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

    Centro Socioeconômico (CSE)

     

    Coordenação: Professoras Clarissa Dri e Leticia Albuquerque

     

    PALESTRANTES CONVIDADOS:

    Veronique Hyeulle: atualmente trabalha na DG Empresas e Indústria como encargada sobre políticas para os países da América Latina, incluindo o Mercosul, a América Central, os países andinos, o Brasil, o Chile e o México e para os países ACP, incluindo a África Subsaariana. Na Comissão Europeia, ela também trabalhou como suporte para o Chefe de Unidade na DG Pesquisa e Inovação nas áreas de Aeronáutica, Transportes, Espaço e Segurança. Anteriormente, a Sra. Hyeulle trabalhou como Secretário-geral adjunto das CEPS (Confederação Europeia dos Produtores de Espíritos) e como Consultora Sênior sobre várias questões políticas em nível da UE, tais como assuntos industriais, comércio, consumidores, meio ambiente, direitos de propriedade intelectual, inovação e tecnologia.

     

    Wiktor Kosma Staniecki: atualmente trabalha no Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE) como Funcionário encargado do Brasil. Entre 2008 e 2013 ele trabalhou nos Estados Unidos e Canadá. Antes de ingressar na SEAE, o Sr. Staniecki trabalhou como consultor para a empresa de relações públicas Burson-Marsteller, assessorando clientes sobre questões relacionadas à legislação ambiental e agroquímica europeia. No início de sua carreira, o Sr. Staniecki trabalhou sobre as políticas de Pequenas e Médias Empresas, antes no Ministério da Economia polaco e em seguida na Comissão Europeia (DG ENTR).

    Lorella DE LA CRUZ IGLESIAS: Formada em Direito e com um mestrado em Direito Europeu, ela trabalhar na Comissão Europeia, Direção-geral do Comércio, desde 2002. Antes de assumir seu cargo atual na Direção-geral (fevereiro de 2013), trabalhou como coordenadora de relações comerciais com o Canadá e, mais recentemente (2004), na unidade legal, seguindo, entre outras, as questões legais relacionadas aos países latino-americanos (incluindo as negociações de um acordo com a Colômbia, com o Peru e o Mercosul).

     

    Hans-Christian Beaumond: 56 anos, se formou no Instituto Agronômico Nacional Frances, em Paris, em 1978, iniciou sua carreira com projetos de desenvolvimento agrícola no Egito. Juntou-se à Comissão Europeia em 1985 e adquiriu uma extensa experiência em políticas agrícolas e relações internacionais relacionados (ONU, FAO, OCDE) e em relações bilaterais (com os países vizinhos da União Europeia, e com a China).

    Crisitina LASO SANZ: Cristina estudou medicina veterinária na Universidade Complutense de Madrid. Como oficial, ela trabalhou em vários departamentos do serviço civil espanhol na área da qualidade dos alimentos antes de ingressar na Comissão Europeia, em 1988, como representante do Ministério espanhol da Agricultura, Pescas e Alimentação, para trabalhar na legislação sobre segurança alimentar.Em maio de 1997 ela se tornou funcionária da Comissão. Ela sempre foi membro das equipes das unidades internacionais de DG SANCO, lidando com o relacionamento internacional da UE sobre questões sanitárias e fitossanitárias. Em setembro de 2011, ela foi nomeada Chefe de Seção da América na Unidade Internacional da DG SANCO, desde então ela é responsável pelo relacionamento com os países da América do campo SPS.

    Mario CORNELIS: Cornelis Vis (1960) é formado em Economia e Direito (Universidade de Tilburg, Holanda) e é especializado nos domínios da política europeia de pesquisa, ciência e tecnologia, inovação, educação superior e agenda digital, indústria e mercado interno. Antes de ingressar na BEPA trabalhou na Direção-geral da Comissão Europeia para a Pesquisa, inicialmente como assessor sobre os programas de financiamento da UE no departamento de estratégia e unidade política, em seguida, como coordenador de políticas envolvido em o desenvolvimento de iniciativas com outras DGs, tais como a Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e a “Parceria europeia para os pesquisadores”




  • Palestra: A situação da Saúde em Santa Catarina

    Palestra e debate
    A situação da Saúde em Santa Catarina: o trabalho da Comissão de Saúde da ALESC

    Palestrante e debatedor: Volnei Morastoni – médico, deputado Estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Santa Catarina – ALESC.

    Data: 21/10/2013
    Horário: 09h
    Local: auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

    Inscrição: Os certificados em PDF serão remetidos por e-mail após o evento.

    Promoção:
    Disciplina Serviço Social e Seguridade: Saúde (DSS5144 – T05309)


  • Palestra – Inmigración en la Economía-Mundo

    O Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais convidam para a palestra

    
    

    “Inmigración en la Economía-Mundo: Ciudadania, Estratificacion, y Movilidad Social”

    Prof. Dr. Roberto Patricio Korzeniewicz

    Professor e Chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Maryland (EUA)

     

    Data: 4 de outubro de 2013

    Horário: 14:30 horas

     Local: Mini auditório do CNM

    Fonte: http://ppgri.ufsc.br/


  • Painel Conjuntura Econômica

    O Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade para o Painel de Conjuntura Econômica nesta segunda-feira, 23 de Setembro, às 18h30min, no auditório do Centro Socioeconômico. O evento terá como tema geral o “Contexto macroeconômico e políticas de investimento”, e tratará de temas atuais do cenário internacional, nacional e regional, acontecimentos recentes e relevantes para o entendimento da dinâmica econômica.

    O evento é aberto ao público, gratuito e não exige inscrição prévia.

    Temas e palestrantes

    Indicadores macroeconômicos – Prof. Dr. Mauricio S. Nunes (UFSC)
    Política monetária e taxas de juros – Prof. Dr. Roberto Meurer (UFSC)
    Estratégias de investimento – Sr. Álvaro D. da Luz (Somma Investimentos)
    O quê: Painel de Conjuntura Econômica.

    Onde: Auditório do CSE/UFSC.

    Quando: 23 de Setembro de 2013, às 18h30min.

    Informações:
    Clique aqui para ver Folder


  • SEPEX

    Inscrições para minicursos na 12 SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão), até o dia 18/09 (http://sepex.ufsc.br/cronograma/)

    Cadastro de estandes e minicursos: 02 a 18 de setembro através do site inscricoes1.sepex.ufsc.br

    Inscrições para apresentações culturais: 02 a 18 de setembro pelo e-mail
    Agendamento de escolas: pelo e-mail
    Assinatura dos termos de compromisso e autorização de uso de espaço físico para minicursos: 02 a 20 de setembro na PROGRAD
    Homologação de estandes e minicursos: 04 de outubro
    Assinatura dos termos de compromisso pelos coordenadores de estandes: 07 a 14 de outubro na PROEX
    Inscrição para participação em minicurso: 05 a 25 de outubro através do site inscricoes1.sepex.ufsc.br
    SEPEX: de 23 a 25 de outubro das 09 horas às 19 horas e 26 de outubro das 09 horas às 13 horas

    PARTICIPANTES

    Durante a SEPEX, vários minicursos são oferecidos à comunidade interna e externa da UFSC. Os interessados em participar dos minicursos deverão acessar a página inscricoes1.sepex.ufsc.br, atualizar seus dados cadastrais, consultar a lista de minicursos disponíveis e fazer sua inscrição.
    Os minicursos são gratuitos e com número limitado de vagas. As inscrições para participar dos minicursos começam dia 05 de outubro e vão até o dia 25 de outubro.
    Para receber o certificado de participação, é obrigatória a inscrição prévia no minicurso e a assinatura na lista de presença.

    MINISTRANTES

    Podem cadastrar minicursos na SEPEX: professores, servidores e alunos de pós-graduação da UFSC. Alunos de graduação ou pessoas externas à UFSC podem ministrar minicursos. Todos os ministrantes deverão estar cadastrados no sistema de inscrições da SEPEX.
    Para registrar o minicurso, os interessados deverão acessar a página inscricoes1.sepex.ufsc.br, atualizar seus dados cadastrais, e depois incluir os dados do minicurso.
    Lembrando que:
    Os minicursos devem ter carga horária de 4 ou 8 horas-aula.
    As aulas devem ser distribuídas em blocos de 4 horas (8:00 às 12:00, 14:00 às 18:00 e 18:00 às 22:00).
    O espaço físico e os recursos audiovisuais são de responsabilidade do ministrante.
    A inscrição não garante a participação na SEPEX, é preciso aguardar a homologação dos minicursos inscritos.
    O ministrante deverá entregar o termo de compromisso para Janaína na Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, assinado pelo proponente e pelo responsável pelo espaço físico, até o dia 20 de setembro.
    A homologação de minicursos será divulgada no dia 04 de outubro, na página da SEPEX.
    No dia do minicurso, o ministrante deverá imprimir a lista de participantes inscritos e recolher as assinaturas para a emissão dos certificado de participação. A lista de participantes assinada deverá ser encaminhada impreterivelmente até o dia 08 de novembro de 2013 para a PROEX.