Gestão 2016-2020

  1. DIREÇÃO DO CSE – 2016 -2020

 

Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza (Diretor) 

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, administração, gestão pública, estrutura do ensino superior e administração acadêmica. É líder do grupo de pesquisa Gestão Social e Administração Pública (2016) e integrante do grupo Novas Práticas e Abordagens da Administração Pública e os seus Desafios (2016).

Lattes do Diretor.

 

 

Profª. Drª. Maria Denize Henrique Casagrande (Vice-diretora) 

Possui graduação em Ciências Contábeis (1985), Pós-Graduação lato sensu em Auditoria (1987) Mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Catarina, exercendo o cargo de Vice Diretora do Centro Sócio Econômico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Balanço Social, contabilidade, Terceiro Setor. foi Chefe do Departamento de Ciências Contábeis por quatro anos e Coordenadora Geral do Curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância, no mesmo período. Participa como voluntária no Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Conselho Regional de Santa Catarina, no qual ocupa uma cadeira como suplente na Plenária da referido Conselho. Integra as comissões organizadoras do ECECON e do Encontro Estadual dos Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis do Estado de Santa Catarina.

Lattes do Vice-Diretora.

 

2.  PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2016-2020

Democracia

Item Ações já executadas Situação
Instituir imediatamente uma comissão paritária para, num curto período, apresentar uma proposta de regimento para o CSE. Além das discussões internas, o grupo de  trabalho organizou fóruns temáticos para ouvir a comunidade do CSE.
Já foram realizados os seguintes fóruns:
Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Cultura e Artes. Está programada para 19/11 o Fórum Administrativo.
Providenciada a Portaria; designando Grupo de Trabalho para elaborar proposta de Regimento do CSE.
Constituir um Fórum Permanente de debates e discussões sobre problemas relativos ao CSE, para valorizar a participação dos docentes, técnicos e estudantes nas tomadas de decisões. Encontra-se em andamento a elaboração de Portaria constituindo o Fórum Permanente do CSE aberto a todos os docentes, técnicos e estudantes
Constituir Grupos de Trabalho (GTs) para auxiliar a gestão democrática do CSE Foram constituídas as seguintes comissões e grupo de trabalho: Comissão de Acompanhamento do Novo Prédio;
Comissão de Espaço Físico;
Comissão de Flexibilização;
Grupo de Trabalho para a elaboração do Regimento do CSE.
Dar maior transparência às reuniões e decisões da Direção e do Conselho de Unidade do CSE Definição e divulgação de cronograma das reuniões mensais
Divulgação das Pautas com antecedência de 48 horas das reuniões
Publicação das Atas das reuniões
Transmissão ao vivo pela Internet das reuniões do Conselho da Unidade do CSE.

 Educação pública de qualidade

Item Ações já executadas Situação
Defender o ensino público e gratuito nas universidades públicas brasileiras, posicionando-se contrariamente à cobrança de pequenas taxas previstas nas estratégias da PEC 241
Apoiar as políticas de ações afirmativas visando a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros nas universidades públicas Encontra-se em andamento levantamento dos estudantes, técnicos e docentes do CSE atendidos pelas políticas de ações afirmativas
ŠReivindicar junto às instâncias superiores da universidade a ampliação da política de permanência para todos os estudantes em situação de vulnerabilidade social Encontra-se em andamento levantamento dos estudantes do CSE em situação de vulnerabilidade social
Criar condições para a melhoria da qualidade Acadêmica e Administrativa do CSE Melhoria das Instalações Físicas;
Novo Bicicletário;
Novos Projetores;
Novos Computadores

Ensino, pesquisa e extensão

Item Ações já executadas Situação
Construir o Projeto Político-Pedagógico do CSE Em discussões no âmbito do centro.
Estimular a revisão e atualização do Projeto Político-Pedagógico de todos os cursos do CSE Em discussões no âmbito do centro.
Melhorar a quantidade e qualidade dos recursos pedagógicos e de materiais disponíveis no CSE Novos Projetores e
Novos Computadores.
Definir e reivindicar um quadro adequado de TAEs para apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar a capacidade administrativa do CSE Elaboração de documento técnico enviado à PRODEGESP, além de diversas reuniões;
Foram alocados TAES nos seguintes Departamentos e Coordenadores:
Departamento – DSS;
Departamento CNM;
Departamento CAD;
Departamento CCN;
Programa PPGSS;
Programa PPGECO;
Programa PPGA.
Reivindicar o número adequado do quadro docente de cada curso para melhorar a qualidade dos mesmos Elaboração de documento técnico enviado à PROGRAD, além de diversas reuniões.
Foram alocados Docentes:
No CNM – RI;
No DSS.
Estimular a execução de projetos de pesquisas inerentes às áreas de conhecimento do CSE, dando destaque e visibilidade aos resultados alcançados Realização do Fórum de Pesquisa e de Extensão;
Cadastramento dos Núcleos de Pesquisa do CSE;
Reuniões do Coordenador de Pesquisa do CSE com os Coordenadores de Pesquisa dos Departamentos.
Incentivar projetos de pesquisas em rede no CSE Reuniões do Coordenador de Pesquisa do CSE com os Coordenadores de Pesquisa dos Departamentos.
Apoiar a execução de projetos de extensão como forma de ampliar a interação entre a universidade e a sociedade Realização do Fórum de Pesquisa e de Extensão;
Reuniões do Coordenador de Extensão do CSE com os Coordenadores de Extensão dos Departamentos.
Criar infraestrutura adequada para a ampliação dos projetos e grupos de Pesquisa e de Extensão visando à obtenção de um número maior de bolsas para o CSE Reestruturação da Comissão PIBIC;
Cadastramento dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão do CSE;
Reuniões dos Coordenadores de Pesquisa e de Extensão do CSE com os Coordenadores de Pesquisa e de Extensão dos Departamentos;
Em andamento redefinição de espações na Comissão de Espaço Físico.

Qualidade em todos os cursos

Encontra-se em elaboração Portaria estabelecendo  critérios para pagamentos de passagens e diárias no CSECriação do Portal Transparência CSE: Divulgação de todos os pagamentos, Diárias, Passagens e Serviços.

Item Ações já executadas Situação
Promover uma maior integração entre os diversos cursos, respeitando-se as especifidades de cada um deles Realização do Fórum de Graduação e Pós-Graduação.
Estimular o trabalho multidisciplinar como forma de fortalecimento do conhecimento no âmbito do CSE Realização dos Fóruns de Graduação e Pós-Graduação, e de Pesquisa e de Extensão.
Estimular a organização de debates e de eventos acadêmicos de forma multidisciplinar e que envolvam os diversos cursos do CSE Em estudo a criação de seminários semestrais para a apresentação de trabalhos publicados em Eventos por parte de docentes, técnicos e estudantes.
Estabelecer critérios claros e transparentes sobre os recursos financeiros disponíveis para os diversos cursos do CSE Criação do Portal Transparência CSE: Divulgação de todos os pagamentos, Diárias, Passagens e Serviços. Encontra-se em elaboração Portaria estabelecendo critérios para pagamentos de passagens e diárias no CSE

Comunicação e transparência

Item Ações já executadas Situação
Divulgar amplamente as dotações orçamentárias do CSE, bem como a respectiva execução  financeira Criação do Portal Transparência CSE: Divulgação das dotações orçamentárias do CSE, bem como a respectiva execução financeira.
Elaborar um boletim eletrônico mensal com a agenda de todas as atividades acadêmicas do CSE Criação do Boletim do CSE, com divulgação semanal
Divulgar massivamente as atividades acadêmicas organizadas pelo CSE Criação do Boletim do CSE, com divulgação semanal
Criar um espaço eletrônico unificado para todos os centros acadêmicos divulgarem suas atividades Em discussão com os CAs

Espaço de convivência e infraestrutura dignos

Item Ações já executadas Situação
Atuar junto à administração central para concluir imediatamente o prédio que há 6 anos sem encontra em construção Foi criada Comissão Específica para acompanhamento do término da construção do Novo Prédio CSE, por meio da Portaria.
Viabilizar uma estrutura física adequada para todos os Centros Acadêmicos dos cursos do CSE Em discussão na Comissão de Espaço Físico do CSE.
Elaborar imediatamente um projeto para área de convivência e lanchonete do CSE Em discussão com o DEPAE.
Modernizar e dar manutenção aos equipamentos das salas de aulas, bem como dos laboratórios de ensino e de pesquisa Aquisição de novos Projetores e de novos Computadores.
Buscar junto à administração central uma solução definitiva para as frequentes faltas de água no CSE Em andamento junto a SEOMA.
Melhorar as condições de higiene dos banheiros do CSE Em elaboração de Projeto de Extensão: Banheiros do CSE
ŠFazer manutenção frequente da estrutura física do CSE melhorando suas condições funcionais Em andamento junto a SEOMA, especialmente a estrutura elétrica de todo CSE

 Representação atuante

Item Ações já executadas Situação
Manter uma relação institucional respeitável, porém com autonomia, entre o CSE e a Administração Central da Universidade Discussão da Matriz Orçamentária com a Reitoria;
Elaboração de proposta de restruturação do Conselho de Curadores, já aprovada pelo CUn;
Elaboração de proposta de alteração da composição da Câmara de Pós-Graduação;
Apoio aos estudantes nas discussões sobre a Moradia Estudantil no CUn.
Participar ativamente das reuniões do Conselho Universitário e divulgar os resultados para todos os docentes, técnicos e estudantes do CSE Frequências de 100% nas reuniões do CUn;
Criação do Boletim do CSE para divulgação de informações de interesse da comunidade do centro.
Participar ativamente das reuniões dos fóruns das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão e de Assuntos Estudantis, divulgando todas as decisões tomadas A reitoria não promoveu nenhuma discussão a respeito dos temas.
Acompanhar a discussão e definição das demais políticas, em especial da política de assistência estudantil; de esportes e lazer; de cultura; e de segurança A reitoria não promoveu nenhuma discussão a respeito dos temas.
Acompanhar a discussão e definição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Plurianual (PPA) da UFSC, reivindicando um maior atendimento das demandas do CSE Em discussão com a SEPLAN.