História do CSE

O Centro Socioeconômico é um dos mais antigos da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo surgido a partir da organização da Faculdade de Ciências Econômicas e do antigo Curso de Administração e Finanças. Em um primeiro momento, nem todos os cursos estavam localizados no campus da Trindade, porém essa é uma realidade que foi mudando ao longo das décadas e através de acontecimentos como a Reforma Universitária, cujo início na UFSC remonta a 1969.

A partir dela, as faculdades existentes passaram a ser definidas em departamentos e cursos, retirando parte de sua autonomia e dando abertura a um processo de integração entre as áreas afins das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, a antiga Faculdade de Ciências Econômicas se extinguia para dar espaço aos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Estes formariam o Centro Socioeconômico, em conjunto com o curso de Direito, que mais tarde teria seu lugar no Centro de Ciências Jurídicas. Em seguida veio a incorporação do curso de Serviço Social, que também contava com uma faculdade própria.

Então, é na década de 1970 que o CSE é formado como fruto da Reforma Universitária. Ao longo das décadas posteriores, consideráveis transformações fizeram parte dos processos de expansão pelos quais passaram os cursos do centro. Isso inclui a criação de programas de graduação, o estabelecimento de cursos de especialização ligados às áreas de conhecimento do centro socioeconômico, e a crescente busca do corpo docente para o aprofundamento acadêmico em instituições nacionais e estrangeiras. Também é o momento no qual surgem iniciativas estudantis como as empresas júnior dentro da universidade, incluindo aquela que hoje é conhecida como Ação Júnior, no próprio CSE.

Na primeira década dos anos 2000 a expansão acadêmica do centro continuou ocorrendo. Criaram-se novos programas de pós-graduação e mais cursos de especialização. Um marco importante é o surgimento do curso de graduação de Relações Internacionais, em 2008, para que dois anos mais tarde fosse aprovado um curso de mestrado na mesma área.

Arquivo Central da UFSC
60 Anos UFSC