Ligações com custo zero

16/12/2011 14:55

O Sistema de Telefonia VOIP, ou voz sobre IP (protocolo de internet), vem sendo implementado na Universidade Federal de Santa Catarina de forma sistemática pela Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC). Com o objetivo de redução de custos e de atualização tecnológica, o Projeto VOIP pretente atender toda a comunidade universitária. Atualmente, conta-se com dois sistemas, o VOIP Corporativo, que objetiva atender os diversos setores da universidade, e o VOIP Acadêmico, que visa o atendimento da comunidade universitária enquanto pessoas físicas. O primeiro sistema está vinculado aos aparelhos VOIPs já conhecidos na instituição e o segundo sistema pode ser utilizado pelos softfones disponíveis no mercado.

A grande vantagem do uso do VOIP são as ligações de custo zero para todas as instituições conectadas a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Além disso, não há custo nenhum para todas as capitais.