Sétima Jornadas Bolivarianas

31/03/2011 17:40

Começa no dia 4 de abril a sétima Jornadas Bolivarianas, o evento acontece no auditório da reitoria até o dia 7 de abril, e tem como principal tema esse ano o Imperialismo e Cultura na América Latina.

Nessa edição, o principal destaque vai para a conferência de abertura, que acontece dia 4 às 18h30, e conta com o vice ministro de cultura de Cuba, Fernando Rojas, que vai falar sobre a política cultural cubana e como ocorreu a desvinculação da cultura americana.  Outros participantes esse ano são a socióloga indígena Silvia Cisicanqui, o escritor costa-riquenho Rafael Cuevas, o cineasta brasileiro Sérgio Santero e um dos criadores da ideia da Telesur, Aram Aharonian.

O evento  teve o tema principal escolhido por envolver comunicação, cinema e diversas áreas para debater o colonialismo cultural atual e como superar isso.

As jornadas acontecem desde 2004 quando surgiram do então projeto Observatório Latina Americano, que mais tarde se tornou o IELA (Instituto de Estudos Latino-Americanos). Em dezembro do mesmo ano aconteceu a primeira edição, que se originou com o intuito de trazer e debater grandes temáticas da América Latina.

Informações sobre a jornada e o instituto no site: http://www.iela.ufsc.br/

Translate »