“Pedro e o Capitão” nas escolas públicas da Grande Florianópolis: um projeto do OIRÃ

09/07/2014 19:57

OIRÃ-Pedro e o CapitãoAs professores Clarissa Franzoi Dri, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, e a Professora Letícia Albuquerque, do Centro de Ciências Jurídicas, estão promovendo desde 2013 e junto ao grupo de pesquisa OIRÃ, coordenado por elas, um projeto de extensão que leva apresentações da obra “Pedro e o Capitão” até escolas públicas da grande Florianópolis.
“Pedro e o Capitão” é um drama do uruguaio Mario Benedetti, escrito em 1979, que apresenta o diálogo entre um torturador – o capitão – e um militante – Pedro. A obra incita a reflexão sobre os regimes opressivos, uma vez que muitos países da América do Sul foram marcados por ditaturas militares, entre eles o Uruguai, e Mario era também um militante e esteve exilado em Buenos Aires e no Peru.
Em entrevista para o Portal do CSE, as professoras falaram um pouco sobre o projeto. Perguntada sobre o porquê de um projeto de extensão que contemplasse escolas públicas, a Professora Letícia respondeu: “Pensamos primeiro em uma atividade de extensão e no público que queríamos atingir. Então optamos pelas escolas públicas porque acreditamos que são as que mais precisam desse tipo de interação com a universidade e porque a UFSC já tem diversos projetos com escolas públicas e privadas.”
Sobre a escolha da obra, a Professora Clarissa disse: “A obra nos sensibilizou muito quando lemos o texto. É uma obra forte, que apresenta um diálogo forte entre Pedro e o Capitão, porque o torturado (Pedro) acaba torturando psicologicamente o Capitão também. É uma obra densa, forte […]”
Ainda segundo a Professora Clarissa, “O projeto começou em abril de 2013. Traduzimos, adaptamos e ensaiamos a peça. E as apresentações, de fato, começaram em agosto. Já tivemos 11 apresentações em 11 escolas no segundo semestre de 2013 e agora, em 2014, já temos duas.”
Leia a entrevista na íntegra aqui.