Apresentação

  1. APRESENTAÇÃO 

      O Centro Socioeconômico (CSE) é um dos quinze centros de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, voltado para o ensino, pesquisa e extensão, e localizado no Campus Universitário João David Ferreira Lima.

                          

  • O CSE, como é conhecido, oferece não apenas cursos de graduação, mas também mestrados e doutorados acadêmicos na modalidade presencial, em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Serviço Social.
  • Possui também mestrados profissionais em Administração Universitária, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), e Controle de Gestão (PPGCG).
  • Estudam no CSE aproximadamente 4 mil alunos, dos quais cerca de 3500 são de cursos de graduação.
  • Composto por seis blocos, o CSE conta com salas de aulas, três laboratórios de informática, um auditório e quatro mini auditórios.

    Além dos projetos desenvolvidos entre professores e estudantes, como grupos de estudos e núcleos de pesquisa, o CSE conta com dois institutos de pesquisa: Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU).

2. HISTÓRIA DO CSE

      O Centro Socioeconômico é um dos mais antigos da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo surgido a partir da organização da Faculdade de Ciências Econômicas e do antigo Curso de Administração e Finanças. Em um primeiro momento, nem todos os cursos estavam localizados no campus da Trindade, porém essa é uma realidade que foi mudando ao longo das décadas e através de acontecimentos como a Reforma Universitária, cujo início na UFSC remonta a 1969.

     A partir dela, as faculdades existentes passaram a ser definidas em departamentos e cursos, retirando parte de sua autonomia e dando abertura a um processo de integração entre as áreas afins das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, a antiga Faculdade de Ciências Econômicas se extinguia para dar espaço aos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Estes formariam o Centro Socioeconômico, em conjunto com o curso de Direito, que mais tarde teria seu lugar no Centro de Ciências Jurídicas. Em seguida veio a incorporação do curso de Serviço Social, que também contava com uma faculdade própria.

     Então, é na década de 1970 que o CSE é formado como fruto da Reforma Universitária. Ao longo das décadas posteriores, consideráveis transformações fizeram parte dos processos de expansão pelos quais passaram os cursos do centro. Isso inclui a criação de programas de graduação, o estabelecimento de cursos de especialização ligados às áreas de conhecimento do centro socioeconômico, e a crescente busca do corpo docente para o aprofundamento acadêmico em instituições nacionais e estrangeiras. Também é o momento no qual surgem iniciativas estudantis como as empresas júnior dentro da universidade, incluindo aquela que hoje é conhecida como Ação Júnior, no próprio CSE.

     Na primeira década dos anos 2000 a expansão acadêmica do centro continuou ocorrendo. Criaram-se novos programas de pós-graduação e mais cursos de especialização. Um marco importante é o surgimento do curso de graduação de Relações Internacionais, em 2008, para que dois anos mais tarde fosse aprovado um curso de mestrado na mesma área.


3. GALERIA DIRETORES CSE 

4. GALERIA DE FOTOS DO CENTRO – ESPAÇO FÍSICO 

5. ORGANOGRAMA

6. CONTATOS

 

 

Telefone:
+55 (48) 3721-9560WhatsApp

E-mail:
cse@contato.ufsc.br