I Ciclo de Debates: Lei de Conflito de Interesses e Compliance na Gestão Universitária

27/03/2018 17:08

No dia 25 de abril de 2018 será realizado o “I Ciclo de Debates: Lei de Conflito de Interesses e Compliance na Gestão Universitária”.

O evento tratará sobre a promoção da prática de Compliance como estratégia de advocacia preventiva na gestão universitária na UFSC. Proveniente do inglês, o termo Compliance implica em “agir em conformidade”, no sentido de estar de acordo com regras, princípios e valores estabelecidos.  As práticas de Compliance protegem e aprimoram a reputação de uma instituição, de seus gestores e colaboradores na medida em que promovem o emprego de métodos para cumprir diretrizes organizacionais internas (regimento, portarias, etc) e regras externas (leis, decretos, etc).

O Prof. Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam, advogado e Professor de Direito da UFSC, abordará a temática de prevenção de conflitos de interesses nas relações público-privadas, de acordo com a Lei nº 12.813/2013, com ênfase nas peculiaridades das conexões estabelecidas entre a gestão universitária da UFSC e as parcerias com as fundações conveniadas.

Prof. Dr. Eduardo de Avelar Lamy, advogado e Professor de Direito da UFSC, tratará sobre os conceitos, origens e fundamentos do Compliance e de suas  contribuições para o desenvolvimento de estratégias de advocacia preventiva na Administração Pública.

Prof. Dr. Alexandre Moraes Ramos, professor de Administração da UFSC e Diretor de Inovação da Secretaria de Inovação da UFSC, ministrará sobre o tema “Compliance aplicado à Administração de Projetos na Gestão Universitária: os desafios para a Pesquisa, Desenvolvimento e transferência de tecnologia”.

O evento é promovido conjuntamente pela Procuradoria Federal junto à UFSC, a Escola da Advocacia Geral da União de Santa Catarina e a Escola de Gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC.

Maiores informações sobre o evento no site: http://ciclodedebates2018.paginas.ufsc.br/