Administração Central da UFSC manifesta-se sobre violência, intolerância e discurso de ódio durante eleições

18/10/2018 10:28

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifestou-se nesta quarta-feira, 17 de outubro, a respeito das recentes manifestações de violência e intolerância observadas em todo o país, durante o processo eleitoral.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Nota à Comunidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem a público manifestar sua preocupação com o aumento da violência, da intolerância e do discurso do ódio em todo o país, problemas que foram recorrentes durante o primeiro turno das eleições gerais em curso e que estão se agravando com a aproximação do dia 28 de outubro de 2018.

Não há espaço para o surgimento de soluções que se afastem da legalidade, do Estado democrático de Direito e do respeito intransigente aos direitos humanos e fundamentais. A Universidade pública, gratuita e de qualidade, respeitada a sua autonomia constitucional, é o espaço privilegiado para a expansão do pensamento crítico e a construção de projetos e alternativas de futuro que representem avanços civilizacionais num mundo em crise.

A Universidade sempre será um espaço de liberdades e democracia e lutará para continuar sendo o locus da livre expressão do pensamento, da valorização do desenvolvimento nacional, da soberania, da dignidade da pessoa humana e do respeito às diversidades que marcam as culturas, as religiões, as opiniões políticas e ideológicas plurais, as orientações sexuais, os pertencimentos de raça, etnia e identificação de gênero, que marcam nosso povo, repudiando qualquer forma de discriminação.

O tripé universitário educação/pesquisa/extensão é a chave para a construção desse ambiente democrático e plural no qual a Universidade cumpra o seu papel perante a sociedade, fomentando o avanço da cultura da paz e da solidariedade num país cujas raízes históricas demandam a integração de todas e todos num mesmo projeto de futuro.

Convidamos todas e todos a um firme compromisso com os valores representados no papel histórico da Universidade; à luta pela democracia como forma mais aperfeiçoada de convívio humano pacífico; ao repúdio a toda forma de rebaixamento da condição humana ou das liberdades que compõem o patrimônio individual; à defesa abnegada da educação e da própria Universidade como palco privilegiado de uma sociedade mais justa, livre e solidária.

A Administração Central da UFSC.
Florianópolis, 17 de outubro de 2018.

A nota foi postada em noticias.ufsc.br/2018/10/administracao-central-da-ufsc-manifesta-se-sobre-violencia-intolerancia-e-discurso-de-odio-durante-eleicoes/.