Professor do Centro Sócio-Econômico recebe Prêmio Destaque Pesquisador UFSC-2011

27/06/2011 17:30

Em 2011 a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC vai reeditar o Prêmio Destaque Pesquisador. Criado em 2010, durante as comemorações dos 50 anos da universidade, para homenagear os pesquisadores que têm trabalhos de destaque em suas áreas, a premiação acontece novamente devido ao sucesso obtido ano passado.

Esse ano os 11 professores escolhidos serão homenageados no dia 19 de outubro durante a abertura da Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC. Dentre os pesquisadores já escolhidos estão: Miguel Pedro Guerra do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Reinaldo Naoto Takahashi  do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ruth Emília Nogueira  do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e o professor do Centro Sócio Econômico Newton Carneiro Affonso da Costa Junior.

O professor Newton é formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Durante tantos anos de carreira recebeu prêmios como o Losango de apoio a Teses em Economia e o prêmio Convibra de melhor trabalho no III Congresso Virtual Brasileiro – Administração. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação de Ciências Econômicas e Administração da UFSC, além de ser pesquisador do CNPq e desenvolver pesquisa e consultoria na área de finanças.

Abaixo confira uma entrevista com o professor Newton Carneiro.

Portal do CSE: O Senhor foi indicado ao Prêmio Destaque Pesquisador 2011, quando ficou sabendo e qual foi a sensação?

Newton da Costa Jr.: Fiquei sabendo na semana passada e gostei da surpresa. Acho importante este tipo de inciativa aqui na UFSC.

CSE: A primeira edição do prêmio foi no ano passado, quando a UFSC completou 50 anos. Qual é a importância dessa premiação no meio acadêmico?

N.C.Jr.: Na minha opinião, a educação e a ciência são os principais, senão os únicos, caminhos para um país alcançar o verdadeiro desenvolvimento. Assim, qualquer iniciativa neste sentido é sempre bem vinda e importante.

CSE: Sobre a sua carreira, entre tantos trabalhos qual você diria que foi o mais importante na sua vida profissional e por quê?

N.C.Jr.: Foram os trabalhos decorrentes de minha tese de doutorado. Um deles foi publicado num periódico internacional relevante na minha área de atuação.

CSE: O senhor é professor da pós-graduação em Economia da UFSC e atualmente seu projeto de pesquisa é sobre “Efeito disposição, aversão a perdas e tomada de decisão em grupo”. Conte nos mais sobre o seu trabalho e essa pesquisa.

N.C.Jr.: Sou professor do Dep. de Ciências Econômicas, da pós-graduação em Economia e também da pós-graduação em Administração. Como bolsista do CNPq, estou vinculado à área de Administração. O projeto de pesquisa acima mencionado patrocinado pelo CNPq é, no fundo, uma continuação de meu trabalho de doutoramento sobre anomalias do mercado financeiro. No entanto, o método de trabalho utilizado agora é através de experimentos de laboratório, como aquele desenvolvido pela economia experimental.