Simulação gerencial para empresas ganha espaço nos cursos de gestão

07/08/2014 16:32

Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) apoia competição voltada a estudantes de graduação e de cursos técnicos. Inscrições abrem no dia 1º de agosto

O potencial dos jogos de dinamizar o ensino da Administração e o desafio de atingir mais de cinco mil cursos superiores em todo o Brasil com uma metodologia de simulação gerencial levou o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) a apoiar o Torneio Gerencial 2014, cujas inscrições abrem no dia 1º de agosto. Trata-se de uma competição voltada a estudantes de graduação, cursos técnicos ou tecnólogos, em que os participantes têm o desafio de assumir a direção de empresas simuladas em um jogo de negócios.

Segundo o presidente do CRA-SC, Antonio Carlos de Souza, a competição que está na sua 16ª edição e é realizada desde 1998 tem ganhado cada vez mais espaço nos cursos de gestão empresarial. “A iniciativa se destaca por valorizar e incentivar o profissionalismo, a excelência na gestão das empresas e pela grande participação de estudantes de cursos gestão”. A tarefa dos participantes é analisar e tomar decisões sobre as diversas áreas funcionais de uma empresa, atividades que proporcionam experiência na gestão empresarial e em processos de tomada de decisão.

A competição é voltada a estudantes nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia e afins e terá duração de três meses. Todos os participantes que cumprirem as etapas da competição, independente de sua colocação, recebem certificados, e as três melhores equipes dividem o prêmio de R$ 10 mil. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de setembro e podem ser feitas no site www.torneiogerencial.com.br.

Como funciona a competição

O torneio tem início com o sorteio dos grupos, que deverão ser formados por oito equipes. Elas disputarão entre si um mesmo mercado fictício, em quatro etapas. Todas as equipes iniciam a competição em situações idênticas, sendo que após cada etapa, o simulador gerencial irá criar um novo cenário para as decisões futuras. O critério para definir o vencedor na etapa final será: maior cotação das ações, maior patrimônio líquido e maior lucro.

A metodologia de simulação gerencial é reconhecida mundialmente como importante meio de aprendizagem e capacitação, por apresentar benefícios, como aprendizado dinâmico e motivante, por meio de competição e cooperação, visão sistêmica das empresas, experiência no processo de tomada de decisões, facilidade de assimilação de erros e uso de tecnologia de ponta para a capacitação gerencial.

O Torneio Gerencial é promovido pela Bernard Simulação Gerencial, empresa que atua há 22 anos no desenvolvimento e comercialização de softwares de simulação empresarial para os meios educacional e corporativo. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail