Nota de solidariedade ao povo Xokleng – Centro Socioeconômico

09/10/2023 14:30

O Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina manifesta solidariedade ao povo Xokleng, que terá seu território inundado em virtude do fechamento da Barragem Norte realizado neste domingo, dia 8 de outubro de 2023.

Expressamos grande preocupação com os impactos dessa decisão sobre o povo Xokleng, que ocupa esses território há milhares de anos, bem como com os impactos para o equilíbrio da biodiversidade da região.

Condenamos também o uso da violência policial nessa mesma data contra membros daquela comunidade, repetindo o histórico de agressões por parte do Estado contra essa população, e reafirmamos a importância do diálogo como forma de dirimir divergências e construir um horizonte de justiça e paz.

Lembramos que os povos originários contribuem de forma decisiva para a preservação ambiental, da biodiversidade, equilíbrio do clima e proteção das nascentes. O serviço de proteção ambiental realizado por essas populações é fundamental à existência da vida humana no planeta terra, especialmente para capital Florianópolis – muito sensível à elevação no nível dos oceanos em virtude do aquecimento global.

Por essa razão reforçamos o apelo ao governo do estado de Santa Catarina para que zele pelas vidas da comunidade Xokleng, que hoje vive uma situação de grande vulnerabilidade.

Florianópolis, 9 de outubro de 2023.