XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014

02/07/2014 17:38

O XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) busca refletir e divulgar o avanço da Educação a Distância (EaD) no sistema público de ensino superior. Sediado em Florianópolis, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2014, o evento, realizado pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem como propósito a busca por relações dialógicas. Com o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”, visa fomentar o diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas, como a Tecnológica, Política e Gestão em EaD e Ensino e Aprendizagem.
O ESUD 2014 pretende fortalecer a política de educação a distância do Governo brasileiro, disseminar o potencial da EaD e refletir a formação inicial e continuada de professores por meio da EaD. As experiências de formação na modalidade a distância exigem dos educadores uma forte associação entre a pesquisa e a ação, e é esse espaço de reflexão que o Congresso possibilita aos pesquisadores das universidades.
O evento terá como convidado confirmado o professor da Universidade de Brasília (UnB) João Carlos Teatini. Diretor de Educação Básica Presencial da CAPES, Teatini irá ministrar o workshop “Políticas Públicas na Educação Superior” no primeiro dia do evento, 5 de agosto. O workshop será um espaço de diálogo entre os participantes interessados em refletir e fortalecer as políticas de Educação a Distância no Brasil.
A programação do ESUD 2014 prevê a continuidade da discussão sobre políticas públicas na quinta-feira, dia 7 de agosto, com o workshop ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sérgio Kieling Franco. O evento ainda contará com outros dois workshops: Metodologias de pesquisa e Ensino e Aprendizagem, que terão a participação pesquisadores atuantes em cada área.
O evento também contará com apresentações de trabalhos de estudantes de pós-graduação e estudantes da área.
As inscrições estão abertas até 15 de junho, através da página do evento.
Para mais informações sobre o evento ou para realizar inscrição, acesse o link.