Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) tem trabalhos premiados em evento científico no Uruguai

22/09/2015 11:03

Integrantes do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Família, Sociedade e Política Social (NISFAPS) participaram do I Coloquio Regional: ¿Familias Contemporáneas – Intervenciones Contemporáneas? Familias y Nueva Matriz de Protección Social, realizado pela Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República, no Uruguai, nos dias 7 e 8 de agosto de 2015, apresentando trabalhos científicos e proferindo palestra.

A professora doutora Regina Célia Tamaso Mioto proferiu a conferência de abertura do Colóquio discutindo o tema “Famílias Contemporâneas – Intervenções Contemporâneas?”

Dentre os artigos apresentados, dois receberam menção honrosa: “Familismo e Política Social: considerações acerca da responsabilização das famílias” de autoria de Bruno Grah, Keli Regina Dal Prá e Adriana Silva e o trabalho sobre “A centralidade da família na política de Assistência Social Brasileira: reflexões sobre a matricialidade sociofamiliar e a vigilância socioassistencial” de autoria de Juliana Fritzen, Liliane Moser e Thiago Pezzo.

Outros dois trabalhos foram apresentados, sendo “A provisão do cuidado para pessoas em idade laboral que sejam totalmente dependentes para as atividades da vida diária” de autoria de Danielle Ferreira Araujo e Michelly Laurita Wiese e “Envelhecimento populacional e responsabilização da família pela proteção social aos idosos” de autoria de Adriana Silva e Keli Regina Dal Prá.

O artigo “Famílias, obesidade e políticas de atenção em saúde no Brasil: trabalho e cuidado no processo saúde-doença” vinculado a experiência do grupo de Assistentes Sociais do Serviço Social do Hospital Universitário da UFSC, de autoria de Franciele Lopes Alves e Mayara Zimmermann Gelsleichter foi apresentado no evento, também recebendo menção honrosa.

Destacamos que os autores Bruno Grah, Juliana Fritzen, Thiago Pezzo e Franciele Lopes Alves são estudantes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC.

foto Regina coloquio

adriana apresentação uruguai