A vida no CSE – Luiz Salgado Klaes

05/05/2023 16:22

Quem circula pela direção do Centro Socioeconômico seguramente já viu um senhor de barbas brancas, muito simpático, atendendo o telefone ou passando informações. Além disso, todas as segundas-feiras ele dá sua aula no Curso de Administração. É o professor Luiz Salgado Klaes, 80 anos de vida e 57 anos de trabalho na UFSC.

O professor Klaes entrou na UFSC no ano de 1966, quando tinha pouco mais de 20 anos, para trabalhar como técnico-administrativo. Enquanto trabalhava foi estudando e logo se formou em Economia. A partir daí, ele e outros colegas que haviam terminado o curso superior começaram uma batalha para subir na carreira. Naquele tempo as regras eram outras e não havia qualquer plano para isso. Depois de muitas idas e vindas junto à reitoria, os trabalhadores formados conseguiram passar para a categoria de professor e foi assim que Klaes começou a dar aula no Departamento de Economia em 1972.

Ali não ficou mais de um ano passando a formar o quadro do Departamento de Administração e desde aí segue dando aulas e vivendo a UFSC.

O tema de estudos ao qual ele dedicou uma vida é o cooperativismo. Teve sua primeira experiência numa cooperativa quando era ainda estudante de graduação e foi trabalhar numa Cooperativa de Trabalhadores de Cana de Açúcar, em São João batista. Depois disso não saiu mais desse espaço. Sendo, inclusive, hoje, diretor de uma Cooperativa de Crédito.

Na sua caminhada de estudos sobre o cooperativismo Klaes passou um tempo na Alemanha observando a realidade daquele país. “Lá é bem diferente. Há cooperativa para tudo, até para moradia e eles tampouco juntam produtos. É uma cooperativa para cada produto”. O professor também esteve em Turim, na Organização Internacional do Trabalho (OIT), igualmente estudando o assunto. E ainda passou pela Espanha e pela Áustria, sempre nesse tema. Ao longo da vida amealhou grande conhecimento acerca do cooperativismo e é justamente por isso que hoje segue atuando nesta área, seja no ensino ou na vida profissional.

Klaes se aposentou em 2012, mas vê a docência como uma grande paixão e não conseguiu ficar fora da UFSC decidindo então ficar como professor voluntário. Tem contrato até o ano 2024.

O professor já completou 80 anos, mas é pura energia, tanto que além de dar aulas, ajudar na direção do centro e dirigir uma cooperativa, ele encontra tempo para o escotismo, prática que vive desde menino. Não é sem razão que está preparando um grande livro sobre a história do escotismo em Santa Catarina desde 1910. Também acabou de organizar outro livro sobre o cooperativismo, é claro, porque acredita firmemente que as cooperativas são ferramentas muito importantes para o desenvolvimento do país.

O professor Luiz Salgado Klaes é parte dessa vida generosa que pulula no CSE.

Translate »