IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

13/06/2023 13:32

No dia 20 de maio, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com a Coordenação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC), reuniu a comunidade para a realização da Cerimônia de Premiação referente à IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira e III Olimpíada Catarinense de Educação Financeira, que ocorreu no ano de 2022, com o objetivo de conceder as respectivas premiações conquistadas pelos alunos. A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) é coordenada no estado de SC pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e acontece em parceria com outras instituições de ensino superior de todo o país. A olimpíada tem como objetivo principal estimular e despertar o interesse de crianças e jovens pelo aprendizado da educação financeira, envolvendo estudantes desde o 2ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Em 2022, cerca de 37.000 alunos espalhados por diversos municípios brasileiros participaram da OBEF. Em Santa Catarina, tivemos 798 alunos inscritos de escolas de todo o estado, dos quais 50 obtiveram medalhas na fase regional e 16 na fase nacional. Com isso, os estudantes de Ensino Fundamental ao Ensino Médio de diversas cidades no estado de Santa Catarina que obtiveram colocações em 3°, 2° e 1° lugar compareceram na UFSC durante a cerimônia para receberem suas medalhas e certificados.

A mesa de autoridades foi composta pela professora Ani Caroline G. Potrich, Coordenadora Regional da OBEF em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da UFSC, a professora Ana Luiza Paraboni, subcoordenadora do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da UFSC e a professora Maria Denize Henrique Casagrande, Diretora do Centro Socioeconômico da UFSC.

Além disso, nesta edição da olimpíada, dos 50 alunos premiados da Olimpíada Catarinense de Educação Financeira, 29 deles receberam medalha de bronze, 15 receberam medalha de prata e 6 receberam medalha de ouro. Dos finalistas, 16 foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada, 10 deles receberam medalha de bronze, 4 receberam medalha de prata e 2 receberam medalha de ouro.